quarta-feira, 8 de abril de 2009

Scrum - O inicio :-S

Sempre acompanhei o gerenciamento de projetos de software baseado em metodologias ágeis de desenvolvimento. Confesso que em um primeiro momento achei que isso era uma utopia, até porque sou amante assumido das tecnicas do PMI. Como todo ser humano de mente aberta deve fazer, busquei várias literaturas sobre o tema, sendo estas oficiais e não-oficiais e encontrei vários relatos de sucesso e de fracasso. Gostei tanto do tema que decidi estudar Scrum e XP, nesta ordem.

No inicio achava que Scrum era muito simples e sendo tão simples assim porque ninguem o seguia ? Será que estava entendendo tudo errado ou será que ninguem tava entendendo o que eu estava entendendo ?!?! Na dúvida e sem pessoas próximas que tivessem tido a experiencia na utilização do Scrum, parti para estudar fortemente XP, já que esta metodologia tinha mais adeptos e consequentemente mais quorum para possiveis conversas.

Fiquei apaixonado pelo XP ao ler o livro Extreme Programming do Vinicius Manhães Teles. Achei o XP perfeito, pois era simples, espelhava a realidade do desenvolvimento de software no Brasil e ainda adicionava tecnicas excelentes de engenharia de software. Ai pensei novamente: "Putz... como é que pode termos somente algumas pessoas utilizando XP ? Porque todo mundo não usa XP ?!?! Esse negócio é perfeito, dá para desenvolver sem escapar do prazo, dá para desenvolver software de qualidade dentro da realidade de cada empresa e cliente. Será que só eu to entendendo isso ?!?!?!"

Depois procurei estudar Scrum através de um curso na PUC-RJ. Até o inicio da aula eu estava cético que XP era melhor que Scrum, mas no ultimo dia de curso já admitia que não existia nem melhor nem pior e que as duas metodologias juntas poderiam ser de grande valia para qualquer ambiente de desenvolvimento de software.

Através de várias leituras e troca de experiencias com amigos da área, consegui enxergar o lado mais prático da utilização dessas metodologias. Ao mesmo tempo que o XP é simples, ele chega a ser muito austero. Pois, quem avalia uma equipe XP externamente e detecta alguma prática primária não sendo realizada já é capaz de julgar que não está sendo utilizado XP como metodologia. Alguns bons críticos descordam desta avaliação e eu faço coro à eles. Já o Scrum por ser uma metodologia originalmente criada como adaptativa é mais leve e suave para ser implantada. O Scrum admite ajustes no tempo, nas práticas e procedimentos gerais. Se mostra muito flexivel e protege muito bem o ambiente de desenvolvimento de qualquer julgamento.

Tendo como base esta premissa, parti para a implantação do Scrum com XP no ambiente de desenvolvimento de minha empresa. Acho que ainda estamos engatinhando na palavra "agil", mas tenho certeza que daqui a 1 mes posso dizer que a velocidade de meu time já está aumentando e que estou entregando mais produto com qualidade superior a que entregava anteriormente. Nos próximos posts colocarei fotos do nosso taskboarde informarei como a equipe está evoluindo na implantação da metodologia. Citarei itens como velocity, pair programming e planning poker . Um abraço a todos e bom feriado !